quinta-feira, 18 de março de 2010

"Salve Geral", assustadoramente real!

A mais famosa locadora de DVDs está agora com uma proposta de e-commerce. Eles estão tentando ressuscitar o hábito de locação de filmes de uma maneira bem diferente! São três títulos que você vai trocando sem limite de data para devolução. Recebi uma promoção em que posso experimentar o serviço por 60 dias. Aceitei... e tinha então que escolher os filmes. Confesso que alugar filmes não faz parte de minha vida há pelo menos uns 2 ou 3 anos. Abri o catálogo na Internet e escolhi o filme “Salve Geral”. Por puro preconceito, eu imaginei que seria mais uma produção nacional que retrata violência e miséria. Sei que temos bons filmes realizados nessa proposta, mas sinto um certo incômodo de algo que ainda remete a cultura do “Cinema Novo” só que fora de época!



O filme é uma surpresa! É baseado em fatos reais ainda na memória dos brasileiros e em especial dos paulistanos, quando o crime organizado em maio de 2006 parou uma das maiores cidades do planeta! Já conhecia o excelente trabalho de Andréa Beltrão, mas Denise Weinberg na pele de “Dra. Ruiva” está maravilhosa. De verdade, o trabalho dos atores é espetacular. A fotografia e iluminação são pontos especiais na produção.


Confesso que não é o tipo de filme que me agrada, mas e daí? Meu gosto ou predileção é secundário diante de tamanho profissionalismo. E todo mundo sabe... a realidade incomoda! Fiquei incomodado, mas minhas reverências a uma grande produção verde e amarela!



Salve Geral - FICHA TÉCNICA

Diretor: Sérgio Rezende
Elenco: Andréa Beltrão, Michel Gomes, Lee Thalor, Eliane Giardini, Marco Ricca, Denise Weinberg, Bruno Perillo, Guilherme Sant'Anna, Cris Couto, Eucir de Souza, Taiguara Nazareth, Juliano Cazarré.
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho
Roteiro: Sérgio Rezende, Patrícia Andrade
Fotografia: Uli Burtin
Trilha Sonora: Miguel Briamonte
Duração: 119 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Gênero: Drama
Distribuidora: Sony Pictures
Classificação: 16 anos


trailler oficial

entrevistas: Sérgio Rezende e Andrea Beltrão