segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Facebook? Não vejo mitos!


Tenho estudado bastante algumas pesquisas de comportamento virtualizado e em especial o Facebook é o melhor ponto para essa análise. Por um novo viés acadêmico busquei um olhara inda mais atento para comprovar "in loco" o que esses estudos revelam. Concordo com a maioria deles. Em dados quantitativos mais de 70% dos internautas começam e terminam seus dias dando uma espiada no facebook.
Já qualitativamente, existem de ciclos de uso. A maioria dos facebookers traçam o ideal (ou o correto) baseados em sua realidade. Até aí nada novo, não? As pessoas tem essa tendência de se colocar como parâmetros... é bem engraçado! Eu adoro de verdade ver as nuances de todos nós por aqui.
Devo ter meus deslizes para alguns e na verdade meu perfil deve ser bem chato e como sempre digo, mostramos aqui o que somos ou para muitos o que queremos ser...
Sem falar em perfis fakes que acho os mais legais, já que não são humanos e sim representação desejada de amigos, fãs e namorados (as) inexistentes. E os confrontos entre certo e errado...
Coloquei alguns parâmetros para mim mesmo. Nenhuma regra a ser seguida, mas apenas algo que me faz bem! Respeito e às vezes prestigio quem age diferente. Relato os mais polêmicos!
1. Muita raramente faço comentários políticos ou esportivos e nem entro em polêmicas religiosas. Quando me atrevo a algo nesses temas é mera expressão de algo do momento, sem panfletar! 
2. Não resisto a postagem que pedem uma "zuadinha". Esse é meu lado mal educado (risos). Mas, na maioria das vezes eu acrescento: "não pude perder a piada".
3. Joguinhos... bem, de vez em quando experimento por um período alguns deles. São fantásticos, mas sempre os bloqueio em geral. E não recebo convites insistentes porque os bloqueio e aí não preciso colocar algo xingando os "jogadores".
4. Informações falsas! Só compartilho o que conheço a origem! Avisos falsos do facebook, instagram e etc são os mais comuns. Mas, até gente e animais desaparecidos precisam ser checados.
5. As pessoas costumam falar que usam o facebook por estarem desocupadas e livres... ou sem trabalhar. Para mim, não! trabalho com informação e como disse o facebook é inevitável para mim...
6. Estar no meu facebook não é ser meu amigo e nem espero isso! Ilusão adolescente isso, não? Minha vida me faz conhecer muita gente, o que não seria diferente por aqui. Se passo na frente da casa de algum conhecido e o reconheço... não consigo entrar em sua casa e no máximo darei um aceno. Agora com amigos e de acordo com a intimidade, eu entro peço um cafezinho e até uso o banheiro. Simples, não é?
7. Somos o que somos! Se algo te incomoda no facebook, ignore, apenas isso! E deletar/bloquear alguém no facebook não é castigo para nada! Da mesma forma adicionar alguém novo não é uma premiação!

Está bom... fui chato! Deu vontade de escrever sobre o tema! Só isso!