segunda-feira, 6 de maio de 2013

É fato: somos tão jovens!


Meio que no susto, eu fui assistir ao filme “Somos tão Jovens”. Quando tive as primeiras informações desse filme, eu fiquei com muito receio de qual abordagem sobre a vida de Renato Russo poderíamos assistir. Minha geração é a mesma dele. O seu público mais forte era de uma faixa de um pessoal com uns 5 anos menos que eu. Gostava bastante sim do Legião Urbana (ouvi falar do antecessor Aborto Elétrico), mas estava cronologicamente um passo antes... algo entre Blitz e Paralamas.



O filme é bem feito e com algumas atuações em destaque como as de Sandra Corveloni  como a mãe de Renato e Laila Zaid como uma personagem fictícia Aninha, um misto das suas três melhores amigas na adolescência. Thiago Mendonça (como o protagonista) deu conta da responsabilidade de personificar um ídolo ainda presente em tempo próximo na mente de seus fãs. O texto e a direção são bem cuidadas. Alguns atores tiveram um erro básico, mas que pode ser mais seguro, que foi o de imitar personagens que retratam ícones do rock nacional contemporâneos de Renato Russo. Ao fugirem por receio ou falta de experiência... caíram no caricato e foi inevitável o riso. Eu gostei bastante, mas na verdade o que me fascinou foi um perfeito retrato de época de tempos que vivi intensamente.

Pensei em coisas que vivi e que devem ser incompreensíveis para quem tem menos de 35 anos. As fitas cassetes que traziam músicas de discos que não tinham sido lançados no Brasil. As relações coletivas... as turmas... as galeras... fico triste quando vejo que o mundo tecnológico fez perder tudo isso. Ir a casa de amigos... o pessoal reunido nos quartos ouvindo música e conversando (e muito). A transgressão poética das bebidas e até das drogas bem longe desse mundo de tráfego/crime de hoje em dia. Os sonhos, os planos, os amores tudo compartilhado dentro das casas e não numa rede social. A mãe que se preocupava em servir lanchinhos (que delícia). O fim a ditadura que promovia um jovem já não mais militante, mas inconformado com o País. Que viajem encantadora pude presenciar. Tudo tem seu momento e esse foi o momento que vivi! .... e até porque ainda “somos tão jovens”!



Sinopse: 'Somos tão Jovens' conta a emocionante e desafiadora história da transformação de Renato Manfredini Jr. no mito Renato Russo, revelando como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, criou canções como ‘Que País é Este’, ‘Música Urbana’, ‘Geração Coca-Cola’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste Caboclo’, verdadeiros hinos da juventude urbana dos anos 80 que continuam a ser cultuadas geração após geração por uma crescente legião de jovens fãs.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Antonio Carlos Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres, Daniel Passi, Sérgio Dalcin, Conrado Godoy, Nathalia Lima Verde, Ibsen Perucci, Edu Moraes, Olivia Torres, Kotoe Karasawa, André de Carvalho, Leonardo Villas Braga, Victor Carballar, Thiago Casado, Antonio Bento, Nicolau Villa-Lobos, Waldomiro Alves, Natasha Stransky, Rene Machado, Kael Studart, Vitor Bonfá, Henrique Pires, Maísa Lacerda, Paulo Wenceslau
Produção: Letícia Fontoura, Antonio Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Fotografia: Alexandre Ermel
Trilha Sonora: Carlos Trilha
Duração: 104 min.
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes, Fox Film do Brasil
Estúdio: Fox Filmes do Brasil
Classificação: 14 anos