terça-feira, 27 de março de 2018

Quer seu primeiro emprego?

Já tem 21 anos que comecei uma jornada muito interessante no Ensino Superior. Por razões familiares me distanciei um pouco do mundo acadêmico em 2015 e confesso que tenho muita saudade. Era uma situação pontual que tornava inviável manter essa atividade junto à minha atuação como executivo no mercado profissional de comunicação e marketing. Exerci a função de coordenação de curso e até de direção em uma instituição de ensino superior.


Interagir com jovens que pretendem seguir a mesma carreira profissional que a sua é no mínimo estimulante! Nem tudo é um mar de serenidade. Existem conflitos equivocados, mas na minha lembrança a grande predominância são momentos agradáveis e plenos de evolução e aprendizado de ambos os lados professor e aluno. Foram inúmeras turmas com estudantes de diferentes classes sociais e faixas etárias. Todos os perfis: os folgados, os nerds, os malandros, os divertidos e engraçados, os sedutores, os xavequeiros e por aí vai!

Hoje com pelo menos três gerações de profissionais espalhados no mercado, eu percebo que o cada um foi em sala de aula comigo repete agora no mundo da realidade profissional. Outro dia ainda, uma jovem profissional - de uma área diferente da minha – dentro dessa proposta aqui do LinkedIn de aconselhamento falava que era formada em uma universidade pública e que não conseguia emprego na sua área. Pedia então ajuda em como se apresentar ao mundo corporativo em busca de uma oportunidade. Com muita sinceridade e respeito envie a seguinte resposta:  “Veja só! Todo início de carreira é árduo mesmo. Eu digo que a sinceridade está acima de tudo. Ofereça, por exemplo sua vontade de aprender, sua dedicação e disponibilidade. Use como argumentos temas que foram ensinados na Universidade e os quais você se saiu bem. Se você teve um bom trabalho de conclusão de curso fale sobre esse processo. Leia tendências no mercado, artigos.... fique atualizada, converse para mostrar seu potencial. Uma boa ideia é uma carta de recomendação (ou aqui no LinkedIn) de algum professor! Não desista! Sua hora vai chegar! Sucesso!”

Imaginei ali, o início de uma conversa. Estabelecer network básico. Mas a resposta foi lacônica: “Obrigada.” Pensei em dar continuidade e dizer que agora entendia a dificuldade dela. Talvez não se orgulhasse de seu TCC – Trabalho de Conclusão, ou não dominava nenhum assunto estudado, ou por fim não tinha um professor que a recomendasse! Triste!

Nenhum comentário: