terça-feira, 27 de março de 2018

Marketing 4.0 – o UAU e a sociedade

Em tempos turbulentos no planeta, o mundo capitalista percebe pelo marketing, muitas das mudanças que a sociedade impõe. Philip Kotler é ainda o grande nome como referência acadêmica e de mercado para uma legião de seguidores dos seus estudos e teorias. Mas, o fato é que das visões 1.0 - orientada ao produto e, 2.0 – focado no consumidor e quando traduziu nos primeiros anos do século 21 a visão do 3.0 – centrada no ser humano, o marketing se reinventou. Tudo que parecia ser só produção e consumo passou a entender a sociedade que muda e se faz exigente em sentimentos mais emocionais, mesmo que advindo de necessidades absolutamente racionais.

As subculturas digitais são a expressão real de um novo patamar de interferência e defesa das marcas por mulheres, jovens e netizens (cidadãos da internet) evolutivamente sendo empoderados. Se a sociedade transforma-se alucinadamente, o consumidor do presente e do futuro é sensível aos esforços mercadológicos completamente diferentes de como acontecia até bem poucos anos atrás. O mundo digital gerou um mercado conectado e os consumidores se organizam em comunidades. As marcas tem que ter sua personalidade com muita responsabilidade e com códigos próprios. O envolvimento passa a ser mais importante do que a satisfação e a experiência, pois gera compartilhamento e engajamento.

A simplicidade do Marketing 4.0 converge para um UAU! Essa é supostamente a expressão que um cliente profere quando fica sem palavras frente a uma grande satisfação. O UAU é individual e mostra a experiência positiva de cada pessoa, porém é contagiante e desencadeado em rede. Muda a sociedade e muda o mercado por consequência. Pesquisar e estudar como chegar intencionalmente nesse ponto é chave para fincar os pés no futuro. O consumidor quer mais e mais ser tratado como ser humano e não como um vidro de conservas com padrões determinados pelos erros de avaliações equivocadas, que nós profissionais de marketing fizemos no passado.

Vale assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=7Ax2CsVbrX0
Veja o caso de Jia Jang que por medo de rejeição frente às inúmeras negativas que recebeu para obter recursos financeiros para sua startup de tecnologia resolveu. Ele listou 100 pedidos absurdos para entender como lidar com o impossível e foi a campo. Porém, uma funcionária da lanchonete Krispy Krane frustrou sua missão. Ela o atendeu e ali surgiu o UAU!

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